Perguntas Frequentes
1. O que é o Meus Dados Minhas Regras?
Meus Dados Minhas Regras é uma plataforma que facilita o funcionamento da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, possibilitando que o usuário permita e/ou bloqueie empresas a entrarem em contato com você.
2. Como funciona o Meus Dados Minhas Regras?
Ao usuário se cadastrar e realizar uma regra perante alguma empresa, independente se for de bloqueio e/ou permissão, a empresa é automaticamente contactada. No caso de uma regra de bloqueio, a empresa que não demostrar interesse em ter acesso a essas informações e continuar usando os dados indevidamente, estará sujeita a uma multa de até 2% de seu faturamento.
3. Como eu faço para criar uma regra?
Para criar uma regra basta se cadastrar ou cadastrar a sua empresa, selecionar uma categoria para facilitar a sua busca, pesquisar pelo nome, cnpj ou razão social da empresa, e realizar uma regra preenchendo as informações requeridas.
4. Não encontrei a empresa que quero criar a regra, o que eu faço?
Caso não tenha encontrado a empresa que você deseja criar a regra, não se preocupe! Existe a opção de você mesmo inseri-la, para isso, basta clicar em “Cadastre Agora” que aparecerá logo abaixo da mensagem “Empresa não encontrada”. A partir daí, sua solicitação será enviada para que nossa equipe possa analisar. Assim que aprovada, lhe enviaremos um e-mail notificando a aprovação.
5. Criei uma regra, o que acontece agora?
A empresa será contactada, assim cabendo a ela respeitar ou não, lembrando que em caso de uma regra de bloqueio que não for respeitada a empresa estará sujeita a multa de até 2% de seu faturamento.
6. Quem pode criar uma regra?
Qualquer cidadão ou empresa brasileira cadastrado com CPF ou CNPJ válido no site Meus Dados Minhas Regras, pode criar uma regra.
7. Como fazer um bom uso da plataforma?
Toda vez que lembrar de uma empresa que você tem interesse de ficar por dentro de suas respectivas promoções, crie uma regra de permissão para a mesma. No entanto, ao receber uma mensagem, uma ligação ou um e-mail indesejado(a) crie uma regra de bloqueio. Em sua busca, procure sempre selecionar uma categoria, desta forma, fica mais fácil que você a encontre. Caso não a encontre solicite o cadastro da mesma.
8. Preciso pagar para usar o Meus Dados Minhas Regras?
O cadastro, assim como a criação de regras, são completamente gratuitos, tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica.
9. Por que não consigo acessar o cadastro da minha empresa?
Assim que cadastrar a sua empresa, nossa equipe irá validar seu cadastro. Em até 48hs você receberá um e-mail de confirmação de cadastro e então poderá começar a utilizar a plataforma.
10. Em quanto tempo o cadastro da minha empresa será aprovado?
A validação do cadastro será feita em até 48hs, assim que validada nossa equipe enviará um e-mail com a aprovação de seu cadastro, e então poderá a começar a utilizar a plataforma.
11. Como posso entrar em contato com vocês?
Basta enviar um e-mail para: [email protected], que a nossa equipe de atendimento entrará em contato com você.
12. Como apagar/deletar minha conta do site?
Não é possível deletar sua conta da plataforma, uma vez que precisamos manter um histórico de todas as ações que você tomou. Mas caso queira pedir a exclusão dos seus dados do banco de dados do Meus Dados Minhas Regras, faremos um Backup com seu histórico que será criptografado e guardado em nossos servidores, que obedecem as normas da LGPD. Dessa forma, seus dados estarão em segurança e impedido de ser acessado, a não que seja solicitado por você ou por alguma autoridade competente. Os dados poderão ficar protegidos e guardados por até cinco anos.